
Existe um famoso ditado em inglês: “Cuidado para não queimar suas pontes”. A frase surgiu de uma antiga prática militar na qual os exércitos queimavam as pontes após sua travessia, impedindo, assim. que o inimigo viesse atrás.
O ato, ao mesmo tempo, tornava impossível o retorno do exército em caso de emergência. Hoje, o ditado é usado para alertar todas as pessoas antes da destruição irremediável de contatos e relações com os demais.
Construir relacionamentos é construir pontes e isso só se faz através de uma comunicação positiva. Ela pode ser sua maior aliada ou sua maior inimiga. Algumas pessoas queimam muitas pontes por não conseguir – ou não ter as ferramentas corretas – para se comunicar adequadamente.
Se você tem os recursos certos para construir pontes sólidas, garanto que elas duram a vida toda. Por outro lado, uma ponte interrompida não leva à lugar nenhum.
Já parou pra pensar se você vem queimando as suas?
A comunicação bem feita é necessária para todo e qualquer relacionamento. Na hora de liderar um time não é diferente e as pontes que você constrói com a sua equipe precisam ter uma base sólida forjada na confiança e no respeito.
Ser líder não é tão simples quanto parece. Liderar requer bastante paciência e autocontrole, não lidamos com robôs e sim com seres complexos, que tem suas crenças e criações.
Se você parar para pensar, as pessoas da sua equipe provavelmente tem tipos diferentes de personalidade.Você sabia que para conseguir se comunicar de modo eficiente é melhor não falar com todos ao mesmo tempo?
Problemas na comunicação fazem com que muitos líderes recém promovidos se sintam desrespeitados pelo time, achando que pode ser algo pessoal. E nem precisa ser um novato, a comunicação falha pode deixar até os lideres mais experientes inseguros, ansiosos e desconfortáveis. Sem falar na desmotivação que acarreta uma série de novos problemas.
Isso faz com que seja necessário que lideres desenvolvam uma forma de falar assertiva.
Algumas técnicas e ferramentas que ensinamos no módulo PNL, Comunicação e Relacionamentos são indispensáveis no cinto de utilidade de um verdadeiro líder: o Rapport, a Checagem ou Backtracking, Sistemas Representacionais entre outras…
Os pilares básicos da Liderança Assertiva são a empatia, o autocontrole e a inteligência emocional e tudo isso só vira prática através da comunicação!
Com pequenos ajustes é possível transmitir mais segurança tanto para seus liderados como para seus superiores. E o tempo que você usa aprendendo a se comunicar efetivamente com técnicas volta em dobro em forma de produtividade.
Por exemplo, quanto tempo você perde repetindo o feedback e lidando com os colaboradores que não o recebem bem? E como eles encaram isso?
Aliás, você sabe dar um bom feedback?
Uma comunicação bem planejada na hora do feedback é essencial. Apesar de ser um momento temido, é muito necessário para a produtividade e gestão. Não é raro que os colaboradores se sintam ofendidos e atacados. Entram no modo defensivo e não tiram do momento a oportunidades de crescimento que ele oferece.
Mas não se preocupe, tudo isso tem jeito! Se você está aqui lendo esse artigo é porque provavelmente já identificou uma problema e está buscando melhorar. Reconhecer as dificuldades e buscar ajuda é o diferencial de qualquer pessoa que deseja comandar com excelência e fazer a diferença.
Ser um líder é encarar novos desafios e para isso você precisa adquirir novos conhecimentos a altura.
Decidid@ a fortalecer suas pontes? Fala com a gente!
Só depende de você!
Deixe um comentário!
Quer contribuir com a conversa?Participe!