Viver não é uma questão simples como lemos e ouvimos em tantos posts e vídeos. É uma aventura bem mais complexa do que parece. Somos estruturados em meio às nossas crenças, vivências, experiências, lembranças e ainda misturamos isso tudo com nossos desejos, objetivos na vida, propósito. 
 
São filtros cognitivos que na maioria das vezes nos faz enxergar a nós mesmos de uma forma distorcida e ilusória, longe da realidade de quem somos. E isso leva ao Efeito Dunning-Krueger, que em outro momento falarei mais um pouco. Esse efeito nos faz ter a ilusão de achar que somos e sabemos mais do que realmente somos e sabemos.
 
Na verdade, acabamos nos sentindo desprotegidos e solitários muitas vezes, entrando num redemoinho de emoções e sentimentos que causamos por conta da baixa autoestima que se instala à medida que os resultados que queríamos não vão aparecendo como esperávamos que acontecessem. Sinais no reflexo do espelho, quando ficamos de frente pra nossa realidade.
 
Mergulhamos em estados de depressão e menos valia que prejudica mais o que já deve estar ruim. E acredite, se não fizermos nada pode piorar!
 
A boa notícia é que temos dentro de nós um Escudo Emocional Protetor e de Segurança Pessoal chamado Autoamor e com a ajuda de Ermance Dufaux, no seu livro Emoções que Curam – Culpa, Raiva e Medo como Forças de Libertação – vou trazer aqui 5 dicas dela para sairmos desse estado e entrarmos em uma Espiral Positiva de alegria, saúde  e sucesso.
 
1 – EVITE EXPECTATIVAS MUITO ELEVADAS
 
Elas costumam ser a causa principal da presença da mágoa, e uma pessoa magoada é forte candidata a ingerir os venenos da decepção, do ódio e da tristeza, estados íntimos favoráveis às agressões energéticas. Podemos esperar o melhor, mas com aceitação e perdão quando não conseguimos atingir as metas que tanto almejamos;
 
2 – TER UM OLHAR EDUCATIVO PARA OS CONFLITOS
 
Necessitamos interpretar os conflitos como sintoma íntimo de que temos algo essencial a resolver pelo nosso bem estar. Estados de conflitos íntimos persistentes são geradores de angústia, a emoção que alerta para a existência da desorganização interna, que por sua vez, é uma torneira totalmente aberta para a queda repentina da vitalidade. O conflito é a mola de propulsão para avançarmos na direção da nossa melhoria e amadurecimento;
 
3 – ACEITAR QUE NINGUÉM CONSEGUE TER CONTROLE SOBRE TUDO NA VIDA
 
O esforço neurótico de controlar é um exaustor da energia da serenidade e um produtor de medos incontroláveis. A vida é um fluxo que nos convida a sincronizar nossa mente com o ritmo dos acontecimentos e da realidade;
 
4 – OBSERVAR A IRRITAÇÃO COM UM OUTRO OLHAR
 
Quando a irritação surge na vida emocional, ela está emitindo um recado do coração que diz mais ou menos assim: “Você está ultrapassando seus limites, algo está em desacordo com suas necessidades. Observe, reflita e corrija o que está  acontecendo.”. A irritação é um curto-circuito no sistema defensivo descompensando seu equilíbrio de forças na nossa aura, e os caminhos energéticos da existência só serão abertos quando houver a substituição das frases indicadoras de ausência nos limites: “tenho que…”, “deveria ter…”, por essas outras formas libertadoras: “eu escolhi…”, “eu necessito…”, “Eu quero…”
 
(Algo de PNL me veio à mente nesse momento e me confirma a ideia de que PNL está na vida da gente).
 
 “A inconsciência de limites promove a exaustão de energia vital, fundamental para o equilíbrio do sistema nervoso. Respeito aos limites é um processo de educação de nossas forças e habilidades que alinham nossa mente ao equilíbrio e à serenidade.
 
5 – EVITAR FIXAÇÃO PROLONGADA NOS ASPECTOS SOMBRIOS
 
Ao destacar os os aspectos desagradáveis que carregamos ou aqueles que fazem parte da personalidade das pessoas com quem convivemos, fortalecemos esses traços em nós ou passamos a carregar as mesmas dores e necessidades das pessoas que criticamos, instaurando-se o clima da descrença, do pessimismo e da animosidade. O exercício de olhar a vida de uma forma mais otimista e destacar o luminoso na vida e nas pessoas é uma atitude imunizadora em nosso favor, metabolizando fluidos elevados e responsáveis pela serenidade psíquica.”
 
Esses e muitos outros são cuidados e atitudes de amor para conosco que fortalecerão a nossa confiança, nossa saúde e nosso equilíbrio.
 
Autoamor é o segredo de uma vida abundante e próspera.
Você merece. Você pode. É possível e Vale a pena!
 
Participe do nosso encontro SER + HUMANO e venha compartilhar de estudos, reflexões e praticas libertadoras para a vida.
 
Mais informações sobre datas, valores e reserva de vaga, entre em contato conosco pelo WhatsApp (21) 99502-3000 ou pelo link do grupo ATENDIMENTO INSTITUTO DNA:
 
 
 
0 respostas

Deixe um comentário!

Quer contribuir com a conversa?
Participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *