

Você conhece a história do Rip Van Winkle?
Rip Van Winkle foi um homem que, cansado das broncas da esposa e das tarefas do dia a dia, resolveu um belo dia dar uma pausa nas responsabilidades e sumir por algumas horas.
No meio do caminho, em sua caminhada de procrastinação e fuga, vê um homem subindo a montanha carregando um barril. Ao pensar que tem algo valioso ali dentro, Rip prontamente se dispõe a ajudar o homem.
Pensando na recompensa certa, claro…
No fim da viagem, já no topo da montanha, e a espera da sua parte, se distrai com um grupo de pessoas que estão lá.
Após um tempo, cansado, ele adormece…e o que acontece a seguir ninguém poderia esperar.
Rip então acorda em uma manhã ensolarada, mas ainda sentindo um cansaço inexplicável sem entender o porquê. Foi quando sentiu um peso esquisito em seu rosto e ao tateá-lo descobriu uma enorme barba branca.
Sim, durante seu sono profundo, passaram-se 20 anos sem ele nem perceber.
O tempo voou em um piscar de olhos enquanto ele dormia e levou embora junto com a sua vida toda a sua vitalidade.
Quando ele acordou já era tarde demais…
Tarde demais para aproveitar a sua família, sua esposa de quem tanto reclamava, tarde demais para fazer parte de um dos maiores acontecimentos históricos do seu país, tarde demais para viver DE VERDADE..
Não se preocupe. Essa é só uma história que muitos pais contam para os filhos antes de dormir quando são pequenos. Mas que, no fundo, guarda uma grande lição.
Seja cuidadoso para não desperdiçar seu tempo e sua vida em coisas e caminhos sem sentido, eles passam rápido demais.
Você pode não estar literalmente dormindo, mas será que está, de fato, acordado?
Você enxerga todas as oportunidades e faz o máximo desse presente disponível que é o tempo? Caso não, você corre o risco de acabar como o nosso personagem.
Toda vez que você gasta seu tempo com coisas que não importam, quando não está presente em suas tarefas, é o mesmo que estar dormindo.
Você não precisa esperar vinte anos passarem para perceber o tempo que perdeu. Ou precisa?
É hora de acordar!
Você se identificou com o personagem? Que parte da história mais te chamou mais atenção? Conta para gente nos comentários.
Silenciar seus medos e os pensamentos tóxicos que ecoam na nossa cabeça pode ser algo muito complicado e tem o poder de te transformar no seu pior inimigo. Os pensamentos rotineiros se tornam sentimentos. Esses, por sua vez, influenciam as suas tomadas de decisão.
Ou seja, se você passa o dia com pensamentos negativos, é muito provável que isso esteja afetando os seus resultados.
Na maior parte das vezes, pensamentos negativos são fruto de traumas ou experiências negativas. Elas tem um impacto tão forte que marcam a nossa experiência para a vida toda.
Se você sente que a sua evolução pessoal e profissional é prejudicada por pensamentos negativos, este artigo é para você! Nós vamos de mostrar com os passos a seguir como a Oratória pode te ajudar a superar isso.
Passo 1: Supere o julgamento das outras pessoas a partir da ressignificação de traumas
Uma das maiores travas da nossa vida é o medo do julgamento alheio. Isso não só impede somente que a gente fale bem em público, como impede também que a gente arrisque em todas as outras áreas da vida. A Oratória tem as ferramentas certas para ajudar você a superar traumas.
Pensamentos como “O que vão pensar de mim? ”, “Será que eu vou passar vergonha? ”, são extremamente prejudiciais para todas as áreas da nossa vida, tanto a nível pessoal como profissional.
Passo 2: Ela trabalha o seu Autoconhecimento
Não existe nada mais profundo e libertador do que o Autoconhecimento. Se você reconhece e entende a origem dos seus pensamento e medos, já conquistou 50% da solução. A Oratória te coloca exatamente nessa posição de olhar para dentro e se autoanalisar.
E o melhor, com as técnicas certas, se aliada a PNL, o processo não é doloroso.
Passo 3: Aumenta sua Autoestima
Com a Oratória você pode aprender que é possível se superar em cada aula fazendo coisas que nunca imaginou.
Eu aposto que quando você era criança achou que nunca fosse conseguir andar sozinho na rua…
E, aos poucos, com toda a prática conseguiu, certo?
E, eu aposto também que essa experiência foi uma das primeiras vezes na vida que você se sentiu o máximo!
Pois então…é a mesma lógica!
O autodesenvolvimento é a incrível habilidade de viver nesse eterno caminho de se surpreender com você mesmo. É assim que a gente aprende quando é criança e é assim que a gente continua a aprender até a velhice.
Poder, depois de cada desafio, sentir a imensa satisfação do “Eu consegui!” é a recompensa mais gratificante de todas.
Como todos os monstros que você já enfrentou na vida, o processo de acabar com pensamentos negativos vai ser mais fácil do que você imagina se você tiver as ferramentas certas.
Quer dicas práticas de como fazer isso?
Faça o download do nosso E-BOOK gratuito de Oratória!
Deixe seus pensamentos e dúvidas nos comentários. E se você conhece alguém que pode se beneficiar com essas dicas, compartilha o artigo!
Promover o distanciamento social, comer bem e fazer exercícios físicos é essencial para proteger nossa saúde neste momento. Mas existe outra coisa que é tão importante quanto, que parece estar passando despercebida pela maioria das pessoas…
O que poucas pessoas estão dizendo é como a nossa saúde e equilíbrio mentais são importantes para combater a pandemia do Covid-19 e manter nosso sistema imunológico fortalecido.
Estamos cansados de dizer aqui a influência gigante que o nosso pensamento tem sob nosso corpo. Você sabia que quanto mais ansiedade e estresse mais sistema imunológico enfraquece?.
Pensando nisso listamos uma série de práticas simples que podem ser feitas no conforto da sua casa para que você possa ficar protegid@ em todos os sentidos.
Aqui vão elas:
👉 Se ocupe, não é porque você está dentro de casa que não deve fazer nada: Lembre-se da velha frase: Cabeça vazia oficina do diabo.
👉 Foque em coisas que sejam interessantes para você. Sabe aquela pilha de livros que você tem pra ler? Comece agora!
👉 Esteja disponível para os seus filhos e idosos (que provavelmente estão com mais medo do que você). Pensar e cuidar de outras pessoas também é uma forma de aumentar seus níveis de endorfina.
👉 Se afaste um pouco das notícias. A mídia insiste em repetir as mesmas mensagens que não tão agradáveis. Se informe, sim, mas não deixe a tv ligada 24h. Desligue os noticiários por certo período de tempo, se você só pensar só em doença não vai conseguir fazer mais nada (não esqueça que já estamos quase em Abril)
👉 Conecte-se com outras pessoas, mesmo que online, tire esse tempo para reativar conexões e quem sabe, até aumentar seu networking.
👉 Para acalmar a ansiedade medite ou pratique exercícios de Mindfulness.
👉 Aprenda algo novo online. Enquanto a situação não acalma vai lá no nosso canal do Youtube que tem muito conteúdo de qualidade.
Use e abuse das dicas acima. Ter consciência e auto responsabilidade agora é imprescindível. Se todos trabalharmos juntos, isso vai passar mais rápido. E envia esse artigo para quantas pessoas puder.
Se tiver alguma dica, não esquece de comentar aqui!
Fontes:
Center for Disease Control and Prevention
SAMHSA – Substance Abuse and Mental Health Services Administration
Querer comunicar é natural de todos os seres humanos. É essencial para que os mecanismos da sociedade funcionem em conjunto e uma das bases de qualquer relacionamento saudável.
Não é nem uma questão de certo e errado, mas que existem maneiras mais eficazes de comunicar o que se quer, isso existem. Algumas formas de falar, além de invasivas podem ser extremamente agressivas.
O resultado? É o afastamento, a quebra da conexão entre as pessoas, conflitos e fim de relacionamentos.
Quer saber quais são os tipos de Comunicação que mais arruínam relacionamentos? É só ler o artigo até o final!
1 – O Passivo Agressivo
Sabe aquela pessoa que detesta uma DR, faz birra toda vez que é a hora do amiguinho falar e vira e volta faz questão de jogar aquela indireta (sobre algo que você já achou estar resolvido) só pra fazer você sentir mal?
Infelizmente, esse tipo é muito comum na sociedade…
Como reconhecer: Pelo revirar dos olhos durante uma conversa e se fazer de desentendid@ quando não tem resposta. Vitimismo, sarcasmo e deboche são sinais fortíssimos desse tipo de comunicação.
2 – O Comunicador Agressivo
É o famoso estouradinho que adora um barraco. Quem nunca teve que lidar com aquela pessoa que explode do nada pra não ter que sentar e conversar como gente grande? Que traz coisas de 15 anos atrás só pra não ter uma conversa civilizada?
Aposto que já veio alguém na sua cabeça…
Como reconhecer: Fácil…são percebidos pelo tom de voz altíssimo. É aquela pessoa que age na base do medo, grita tanto que nem ela consegue escutar as próprias incoerências do seu discurso.
⚠Observação importante: Brincadeiras à parte, em um nível extremo, lidar com uma pessoa que deixa as emoções tomarem conta quando as coisas apertam, pode ser, além de frustrante, perigoso!
Você conhece alguém assim?
Se você é quem já fez algo assim, tudo bem. A maioria das pessoas já agiu (ou age) dessas maneiras em determinadas situações. A questão é aprender como podemos sempre melhorar a forma como lidamos com as situações priorizando SEMPRE nosso bem-estar e qualidade de vida. Para isso existem ferramentas como a PNL para te ajudar.
Você quer dicas de como lidar com esse tipo de “comunicação”? Comenta aqui!
O pior pesadelo de qualquer empreendedor é ver que está perdendo dinheiro com o negócio no qual dedica grande parte da sua vida. Mas o que nem todos sabem é que existem coisas simples e práticas que previnem a perda dos lucros de qualquer negócio.
Todo bom empreendedor que se mantém atualizado já ouviu falar da importância de se propagar a cultura organizacional dentro da empresa. Mas você já parou para pensar que a cultura organizacional da sua empresa possa não estar alinhada com a cultura do sucesso?
A Cultura do Sucesso, representa uma serie de ações que podem ser implementadas na sua rotina e da sua equipe que fazem uma diferença gigante na motivação, na imagem, nos resultados e lucros que você tem.
Você acha que a sua Empresa já pratica a cultura do Sucesso?
Vamos te ensinar a implantar ela no seu negócio hoje mesmo.
Confira 4 dicas preciosas abaixo!
1 – Valorize a Autenticidade e a Transparência
Missão e valores devem estar inseridos na rotina do seu negócio não apenas no slogan da sua campanha.
Vamos ser honestos? Ninguém gosta de falsidade. E uma hora a máscara cai. Não importa se uma empresa investe milhões em publicidade se os colaboradores estão infelizes ou se a realidade mostra o contrário.
2 – Boa comunicação interpessoal
Encoraje a sua equipe (não importa o tamanho dela) a falar suas impressões e a dar opiniões. Encoraje a troca de ideias e a auto expressão. Você não precisa ter um gênio como Steve Jobs na sua equipe para revolucionar o seu negócio. As melhores ideias podem vir da troca e de insights.
E surgem de lugares que você menos espera. Portanto, invista no brainstorm,
3 – Valorize sua equipe
Seus colaboradores são os primeiros clientes que você deve atender. Pesquisas mostram que quando a sua equipe sente que é valorizada, trabalha por mais tempo e mais motivada. Investir em treinamentos é uma demonstração clara da confiança que o líder tem nos talentos e potenciais do seu time.
Lembre-se: Uma empresa de Sucesso é formada por colaboradores bem sucedidos.
Valorizar os colaboradores motiva o trabalho e aumenta seus lucros!
4 – Não existe “Eu” em trabalho de equipe
Faça questão de lembrar aos seus colaboradores que vocês fazem parte de um time e estão todos juntos nessa empreitada. Trabalhar em um ambiente que promove a competição é extremamente estressante e desmotivador (para grande parte das pessoas, claro).
Gostou das dicas? Então vai colocar em pratica!
Nós garantimos que se você aplicar cada uma das dicas acima, vai fazer toda a diferença, melhorando os resultados e os relacionamentos dentro da seu negócio consideravelmente.
Se tiver alguma dúvida, é só chamar a gente!
Comenta aqui os resultados que vocês obtiveram e deixem sugestões pra gente!
Atender quem quer se desenvolver é o que amamos fazer. A Cultura do Sucesso está no nosso DNA ♥
Fonte: https://elearninginfographics.com/increate-a-great-company-culture-success/
Se você já tem algum tempo na estrada sendo empreendedor sabe que ter o negócio próprio tem seus altos e baixos. Por isso, é preciso saber reconhecer quando as alertas aparecem e o que você pode fazer para consertar isso.
Pensando nessa dificuldade em enxergar o que a gente ama com olhos realistas e sem lentes cor de rosa vamos te dar uma mãozinha e dizer 6 sinais de que você está em um relacionamento abusivo com a sua empresa:
1 – Você dorme menos do que precisa (ou muito mais) e a ainda se sente cansado
Você tem insônia e não consegue parar de pensar no que pode fazer para melhorar sua empresa? Isso prejudica seu sono e sua qualidade de vida. Isso é um dos grandes sinais de um relacionamento não tão saudável
2 – Você não sente mais vontade de ir para o seu trabalho
O trabalho em média ocupa 1/3 da nossa vida. Se você é empreendedor ele provavelmente faz parte de uma parcela maior. Não conseguir sentir prazer e inspiração em algo que faz parte de uma parcela tão grande da sua vida é terrível.
3 – Você sente que sua empresa suga, suga, suga e não dá nada em troca
Tudo na vida é equilíbrio. Se você sente que dá mais do que recebe, tem algo errado aí.
4 – Os seus relacionamentos fora do ambiente de trabalho não existem mais
Cuidar da sua empresa demanda tanto do seu tempo que, sem você perceber, parou de ter contato com amigos e família e passou a viver para o trabalho.
5 – Você só se estressa durante o dia
São os colaboradores que não ouvem, as reclamações intermináveis, as contas chegando…
A sua rotina é repleta de stresses e você não sabe mais o que fazer.
E por fim…
6 – Você não sabe o que fazer
Você se sente mal (física e mentalmente), está cansado e não aguenta mais. Ao mesmo tempo, não faz ideia do que fazer para resolver. Ou se faz, não sabe como resolver. Isso te faz ficar mais confuso e mais ansioso, fechando um ciclo vicioso.
Encontrou 3 ou mais sinais de que você está vivendo o relacionamento abusivo descrito acima?
Então precisa de ajuda.
Você não precisa mais passar por isso e estamos aqui para te ajudar a identificar a melhor solução para resolver os problemas da sua empresa e fazer você voltar a acordar com prazer para ir cuidar do seu negócio.
Fala com a gente agora!
Mande mensagem no (21) 99503-3000
Obs.: Não queremos de forma nenhuma comparar a conduta de um abusador com uma empresa que não está indo bem, se você vive um relacionamento abusivo dentro de casa precisa procurar ajuda. Fale com a gente se precisar de algo também (21) 99503-3000.
Como estar atento pode mudar sua rotina e transformar tarefas irritantes em agradáveis.
MAS O QUE É FLOW, AFINAL?
Os psicólogos chamam de FLOW a sensação de estar imerso enquanto durante a prática de algo, é como se até os sentidos se tornassem entorpecidos.
A sua atenção está focada no Agora e no ato em si: nos músculos, nas sensações corporais e a coisa simplesmente flui.
Imagina que você está correndo. Você percebe a gota de suor deslizando pelas suas costas, o vento no rosto, a pressão dos pés contra o asfalto, a respiração acelerada e até o ritmo dos próprios batimentos cardíacos se torna quase audível.
É como se, subitamente, tudo ganhasse mais cor e energia pulsante.
Isso é o Estado de Flow.
Agora, já imaginou poder fazer isso dentro do seu ambiente de trabalho?
A PSICOLOGIA POR TRÁS DA TÉCNICA
De acordo com Mihály Csíkszentmihályi , grande nome da psicologia positiva, diz que no ESTADO DE FLOW o ego – um dos grandes vilões causadores da ansiedade – , é varrido para de baixo do tapete. É como se a mente calasse e deixasse a vida finalmente acontecer.
Ele diz que nesse estado “o tempo voa. Cada ação, movimento, e pensamentos seguem inevitavelmente o anterior, é como tocar jazz. Seu ser está por completo envolvido e você está usando suas habilidades no máximo”
OS BENEFÍCIOS DO ESTADO DE FLOW
As vantagens de entrar nesse estado em qualquer situação da vida são vários. Melhorar a performance transforma qualquer atividade em algo agradável.
Esse estado é ótimo para todos aqueles que querem evoluir e investir no autodesenvolvimento pessoal e profissional.
Curiosidade: Quando alguém atinge o estado de flow em determinada situação é um sinal de que tem o domínio da habilidade. É como se tivéssemos nosso próprio termômetro interno dizendo: Sim, você é bom nisso!
Não é incrível?
Isso também é um aviso de que esta na hora de aprender coisas novas, procurar novos desafios e informações para continuar em evolução e manter o ESTADO DE FLOW.
COMO IDENTIFICAR O ESTADO DE FLOW EM ATIVIDADES COTIDIANAS
LEVANDO A TÉCNICA PARA O AMBIENTE DE TRABALHO
Uma coisa muito difícil é trazer isso para nossa rotina, mas como nada é impossível, algumas dicas. O primeiro passo paraconseguir entrar em Estado de Flow são Praticas de Meditação e Mindfulness que fazem você se acostumar a calar sua mente e te trazem para o momento presente.
Algumas dicas para ajudar são:
– Ter uma meta específica e plano de ação para a atividade
– Você pode começar com uma atividade que você adora ou é apaixonad@
– Ter algum elemento de desafio.
– Você percebe aos poucos que está aumentando o seu nível de habilidade
– Treinar técnicas de Mindfulness como o primeiro passo para entrar mais rápido no ESTADO DE FLOW.
Atingir esse estado pode ser um santo remédio para a ansiedade e o estresse do dia a dia. A pratica de estar presente não só aumenta o desempenho na vida profissional melhora a comunicação e os relacionamentos interpessoais. Grande parte da felicidade está dentro de você e talvez você ainda não tenha descoberto isso.
Algum insight com o texto? Pode compartilhar com a gente!
Assista a apresentação no TED TALKS de Mihály Csíkszentmihályi aqui !
VAMOS PRATICAR?
Inscreva-se no Workshop de Minfulness!
Se você gostou desse artigo, vai nesse daqui 😆
Para informações mais imediatas, você pode nos encontrar nos números (21)3620-5391 ou (21)98866-0204.
Caso seja da sua preferência, você pode mandar um email para atendimento@institutodnarj.com.br.
Será um prazer te atender!