Existe um famoso ditado em inglês: “Cuidado para não queimar suas pontes”. A frase surgiu de uma antiga prática militar na qual os exércitos queimavam as pontes após sua travessia, impedindo, assim. que o inimigo viesse atrás.

O ato, ao mesmo tempo, tornava impossível o retorno do exército em caso de emergência. Hoje, o ditado é usado para alertar todas as pessoas antes da destruição irremediável de contatos e relações com os demais. 

Construir relacionamentos é construir pontes e isso só se faz através de uma comunicação positiva. Ela pode ser sua maior aliada ou sua maior inimiga. Algumas pessoas queimam muitas pontes por não conseguir – ou não ter as ferramentas corretas – para se comunicar adequadamente. 

Se você tem os recursos certos para construir pontes sólidas, garanto que elas duram a vida toda. Por outro lado, uma ponte interrompida não leva à lugar nenhum.

Já parou pra pensar se você vem queimando as suas?

A comunicação bem feita é necessária para todo e qualquer relacionamento. Na hora de liderar um time não é diferente e as pontes que você constrói com a sua equipe precisam ter uma base sólida forjada na confiança e no respeito. 

Ser líder não é tão simples quanto parece. Liderar requer bastante paciência e autocontrole, não lidamos com robôs e sim com seres complexos, que tem suas crenças e criações.

Se você parar para pensar, as pessoas da sua equipe provavelmente tem tipos diferentes de personalidade.Você sabia que para conseguir se comunicar de modo eficiente é melhor não falar com todos ao mesmo tempo?

Problemas na comunicação fazem com que muitos líderes recém promovidos se sintam desrespeitados pelo time, achando que pode ser algo pessoal. E nem precisa ser um novato, a comunicação falha pode deixar até os lideres mais experientes inseguros, ansiosos e desconfortáveis. Sem falar na desmotivação que acarreta uma série de novos problemas.

Isso faz com que seja necessário que lideres desenvolvam uma forma de falar assertiva.

Algumas técnicas e ferramentas que ensinamos no módulo PNL, Comunicação e Relacionamentos são indispensáveis no cinto de utilidade de um verdadeiro líder: o Rapport, a Checagem ou Backtracking, Sistemas Representacionais entre outras…

Os pilares básicos da Liderança Assertiva são a empatia, o autocontrole e a inteligência emocional e tudo isso só vira prática através da comunicação!

Com pequenos ajustes é possível transmitir mais segurança tanto para seus liderados como para seus superiores. E o tempo que você usa aprendendo a se comunicar efetivamente com técnicas volta em dobro em forma de produtividade.

Por exemplo, quanto tempo você perde repetindo o feedback e lidando com os colaboradores que não o recebem bem? E como eles encaram isso?

Aliás, você sabe dar um bom feedback?

Uma comunicação bem planejada na hora do feedback é essencial. Apesar de ser um momento temido, é muito necessário para a produtividade e gestão. Não é raro que os colaboradores se sintam ofendidos e atacados. Entram no modo defensivo e não tiram do momento a oportunidades de crescimento que ele oferece. 

Mas não se preocupe, tudo isso tem jeito! Se você está aqui lendo esse artigo é porque provavelmente já identificou uma problema e está buscando melhorar. Reconhecer as dificuldades e buscar ajuda é o diferencial de qualquer pessoa que deseja comandar com excelência e fazer a diferença.

Ser um líder é encarar novos desafios e para isso você precisa adquirir novos conhecimentos a altura.

Decidid@ a fortalecer suas pontes? Fala com a gente!

Só depende de você!

Quantas vezes te mandaram engolir o choro quando você era pequen@?

E quantas vezes você já ouviu que chorar é sinal de fragilidade e fraqueza é coisa de menina?  (Como se ser menina fosse algo ruim…)

Por outro lado, você já reparou que até o oposto é visto com maus olhos?

Rir e se divertir no ambiente de trabalho já foi considerado por muitas pessoas falta de maturidade e bobeira.

E é sempre a mesma história: não sorria demais, não seja alegre demais, não seja otimista demais. Fale pouco mas também não fique quiet@…e blá, blá, blá.
É tanta regra que cansa até de ouvir! Até parece que existe um manual de instrução oculto da identidade perfeita, que poderia se chamar, inclusive, “as convenções sociais para se tornar um robô”.

Isso sem falar quando vamos para o nível profissional. Sentimentos em ambientes corporativos? Jamais! A regra é clara!

É por isso que esse é um dos posts mais importantes do blog: vim aqui avisar que as coisas já estão mudando!

Muitas empresas inovadoras perceberam que valorizar a autenticidade e abrir espaço para as emoções é uma das atitudes que mais aumenta o engajamento de seus colaboradores. Inclusive, as Soft Skills estão no topo das habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente.

Aqui no INSTITUTO DNA, não só priorizamos a Inteligência Emocional no nosso dia a dia, como ela é uma das bases da nossa empresa e dos nossos treinamentos. Sabemos que um trabalhador engajado é aquele que veste a camisa do negócio!

O que faz todo sentido!

Temos que ter orgulho de sermos pessoas reais e os nossos sentimentos são o reflexo da nossa identidade única. Claro, que é preciso dosar certos comportamentos e ter consciência deles. Também não dá para sair quebrando tudo e gritando como se não houvesse amanhã.

Como tudo, Inteligência Emocional depende da prática cujo primeiro passo é entrar em contato com as emoções.

Que comece uma nova era em que engolir o choro não seja mais necessário!

E você? Concorda com tudo que eu falei? Deixa nos comentários!

Maldito Corretor!

Hoje vamos te mostrar três passos que podem mudar (E MUITO!) a maneira como você se comunica no trabalho (E NA VIDA!).

Uma comunicação interna bem integrada dentro de empresas é essencial. De acordo com uma pesquisa do Social Base, 75% das pessoas tem dificuldades em achar informações dentro da empresa.

Como as coisas podem acontecer se ninguém se entende? É a fórmula pra frustração e pro fracasso…

Falha de comunicação faz a gente perder dinheiro, tempo e até saúde. Por isso, fazer algumas mudanças pode ajudar e muito e existem algumas coisas que são certeiras na hora de ter uma comunicação efetiva!

Vamos lá?

1 – Abrir mão do WhastApp.

O WhatsApp (e e-mails) são ótimas ferramentas de comunicação. Facilitam demais a vida e todo mundo ama! Mas nem sempre ele é o melhor meio pra se comunicar. Existem coisas urgentes e importantes que não podem ser confiadas a esse maravilho App.

Lá não conseguimos saber a entonação, a postura…e qualquer esquecimento de vírgula faz um estrago! Isso tudo sem falar no maldito corretor.

Por isso escolha muito bem o meio que vai usar para se comunicar e guarde as conversas sérias para o bom e velho cara a cara.

2 – Fazer reuniões sempre que puder!

Reuniões, mesmo que online, são ótimas pra alinhar pensamento e estratégias. Nós aqui da DNA, temos uma por semana pra ver se tá tudo e avaliar o que temos que avaliar.

3 – Cheque sempre que puder

Procure checar tudo que foi decidido ao final de uma reunião. Tenha certeza que cada um entendeu seus afazeres e responsabilidades (inclusive você).

Não hesite, em caso de dúvidas, também comunique!

TEM DICA BÔNUS NOS STORIES! Corre lá!

Deixa aqui nos comentários os maiores desafios de vocês na parte da comunicação no trabalho!

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Ninguém começa um casamento pensando que um dia ele vai acabar. Quando isso acontece, a sensação de fracasso e perda de tempo é inevitável. Sem falar que tudo piora quando se tem filhos…

Você já passou por isso?

Mas às vezes, sem ajuda e trabalho interno, o divórcio acaba sendo a única solução. Os problemas chegam em um ponto em que o amor murcha e aí já era.

De acordo com o Huffington Post, ter uma comunicação ruim é o problema número 1 que acaba, no final, levando ao divórcio.

Uma pesquisa feita pelo site YourTango.com com 100 profissionais de saúde mental que lidam com conflitos de casais, descobriu que o motivo de insatisfação com o diálogo (se é que existe um) não é o mesmo para homens e mulheres.

Enquanto eles dizem que os maiores problemas na comunicação são a “encheção de saco” e reclamações constantes, elas sentem que os parceiros não validam suas opiniões e sentimentos.

Já dá pra perceber o ciclo vicioso, né?

Ok..ai voce me diz “ eu não sou casad@, o que que isso tem a ver comigo?”

Muita coisa! Mas relaxa que eu te explico…

Claro que não são só os casamentos que sofrem com isso! Imagina que se isso se passa com duas pessoas que juraram passar a vida juntos, na frente da família e etc, O que problemas isso pode fazer com as outras relações que não tem nem metade do compromisso de um casamento?

Problemas de comunicação são comuns no trabalho, nas amizades, relações familiares… Eles afetam nosso network e a nossa qualidade de vida! Ou seja, sem cuidado com a comunicação acaba tudo em frangalhos.

A comunicação tem o poder de fechar de vez um contrato ou quebrar de vez QUALQUER RELAÇÃO.

Então como evitar esses problemas de comunicação que afetam a vida em geral?

Trabalhando a sua forma de se comunicar!

Trabalhamos com PNL há muito tempo e já identificamos grandes vícios de comunicação em nossos cursos. Pensando nisso preparamos alguns exercícios e dicas pra melhorar sua comunicação de vez! Não basta só ler, tem que treinar!

Pront@s pra arregaçar as mangas?  

Vamos à elas!

1 – SEJA DIRET@

Ser sutil e indireto geralmente é muito ruim porque abre espaço para a outra pessoa preencher os buracos que você deixou no diálogo. Ninguém tem bola de cristal e nem lê pensamentos! Se você quer que alguém entenda seja diret@!

2 – NÃO DEIXAR EMOÇÕES NA LINHA DE FRENTE 

Emoções são ótimas para o Autoconhecimento, mas quando descontroladas fazem a gente perder a razão e falar coisas que nos arrependemos (vide o problema abaixo).  Sentiu que as coisas vão esquentar? Sai de perto!

Vai dar uma volta, caminhar, dar um mergulho, socar o travesseiro ou qualquer coisa! Isso é ótimo pra suas relações e sua saúde!

3 – FALE DO COMPORTAMENTO, NÃO DO CARÁTER

Um bom comunicador sabe que atitudes podem ser pontuais. Quando a gente ta p*** da vida com alguém é fácil chamar a pessoa de nomes que até A Dercy Golçalves duvidaria. Isso é uma péssima idéia, além de magoar a outra pessoa não vai conseguir uma solução. O primeiro passo pra não fazer isso é seguir a dica número 2 e depois organizar seus pensamentos tendo em mente o FOCO NA SOLUÇÃO!

Se você seguir essas dicas, vai conseguir alcançar seus objetivos mais rápido e ter uma vida muito mais saudável!

Qual dessas dicas vai ser útil pra você? Conta pra gente!

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DIVERSIDADE, sustentabilidade, inclusão…são palavras muito bonitas e ninguém pode negar que vendem muito.

Mas e se eu te disser que, de todas as vantagens, a imagem que você quer agregar para sua marca com esse conceito é a que menos importa, o que você diria?

Muito mais do que ter algo para mostrar, um time diversificado de colaboradores é uma grande vantagem competitiva no mercado.

E vamos te mostrar o porquê!

A diversidade não é só uma palavra bonita. Do mesmo jeito que a palavra sustentabilidade vai muito além de um simples selo em uma embalagem, a diversidade vai muito além do que a foto no folheto da empresa.

Falar sobre diversidade não é falar sobre imagem. É sobre implementar ideias e alcançar os melhores resultados.

Quais são as reais vantagens que a diversidade pode trazer para sua empresa?

A primeira delas é a Inovação e Criatividade.

Quanto mais heterogêneo e diverso um ambiente é, mais espaço para inovação vai existir! A criação de produtos e serviços inovadores vem muitas vezes da habilidade de enxergar e resolver problemas que nem sempre os profissionais de determinadas áreas envolvidas no projeto, de altos cargos, gerentes e líderes conseguiram enxergar.

Mas, claro…para que isso aconteça é necessário haver um ambiente de trabalho que abra espaço e acolha essas ideias vindo das mais heterogêneas cabeças e formações.

Tudo que falamos aqui em cima gera, obviamente, os melhores resultados.

E é por isso que em nossos treinamentos a individualidade de cada um é valorizada.

Nós, da DNA, temos orgulho de trabalhar com a maior gama possível de diversidade na nossa empresa e isso produz um ambiente leve, alegre e excitante onde novas ideias não são apenas bem vindas como celebradas. 

E tem mais!

Ao mesmo tempo em que as empresas passam a ser vistas com o “selo da inclusão e da diversidade”, também ajuda a reter os talentos e colaboradores top. A atmosfera se torna mais leve, acolhedora e a consequência não poderia ser outra: alta performance.

Rosalind Hudnell, diretora de diversidade global e inclusão da Intel diz que eles experienciaram uma explosão de produtividade exatamente por causa da diversidade dos seus colaboradores.

No momento em que você direciona as pessoas a fazerem o seu melhor gera um tremendo impacto!

Ou seja, o segredo é mais simples do que parece.

Mais diversidade = mais inovação = melhores resultados e melhores colaboradores!

E só mais uma coisinha…

Para quem pensa que essa é só uma pauta passageira, acabamos de mostrar que está muito enganad@. É melhor apertar os cintos e embarcar nessa de uma vez.

Acolher as diferenças faz parte do futuro!

Qual sua opinião sobre o assunto? Você consegue ver a importância da diversidade para sua empresa? Queremos comentários!

 (Fonte: Pesquisa Forbes (Forbes Insights) Global Diversity and Inclusion Fostering Innovation Through a Diverse Workforce)

O futuro da Colaboração

De forma simples, o C-suite é uma forma de colaboração cruzada.

E o que é isso?

Symphonic é um modelo em que os líderes e dirigentes dos altos cargos (CEO´s e CFO´s e etc.) começam a fazer parte dos diferentes grupos da empresa, colaborando com seus insights e suas experiências.

Tal modelo está provando ser o que há de mais novo em forma de interação e resolução de problemas em ambientes de trabalho.

As gerações mudam e a tecnologia cada vez mais chega para acelerar nossa rotina. Hoje, o trabalho grita por colaboração e inteligência emocional.

Você já tinha ouvido falar nesse modelo inovador?

Por exemplo, aqui no INSTITUTO DNA, já implantamos essa nova maneira de pensar e enxergar nossa rotina. Trabalhamos todos juntos e próximos, muitas vezes usando a própria tecnologia à nosso favor (Post de semana que vem! Aguardem!). As opiniões de todos são ouvidas e levadas muito a sério e todos tem a oportunidade de expor seu ponto de vista.

É literalmente colocar em prática o velho ditado “Dez cabeças pensam melhor que uma!” diariamente.

Para nós, sempre foi natural promover a integração dessa maneira. E os resultados não negam: mais motivação, mais ideias, mais rapidez e produtividade!

Na pesquisa de 2018 da Deloitte’s 2018 Global Human Capital Trends (da Deloitte´s), foi identificado que as empresas com maior “colaboração cruzada” dos CXO´s eram as mais prováveis de ter um crescimento de 10% no mínimo.

Em todos os treinamentos que oferecemos para nosso clientes, integração, comunicação e inteligência emocional são palavras chave. Acreditamos que organizações que tem como base o trabalho em equipe são o futuro e a tendência (como vocês já podem ter percebido) é que o modelo C-Suite se torne cada dimais presente.

Vai ficar fora dessa?

Já se foi o tempo dos líderes delegarem sozinhos no topo, hoje o segredo de um negócio de sucesso é compartilhar e agregar valor!

Vem com a gente nessa novidade! Você não vai se arrepender!

O que  achou? Vai colocar em prática na sua empresa?

Deixa aqui nos comentários!

Diferente do que pensávamos, talvez um dos maiores avanços do século XXI não tenha sido a globalização da comunicação ou a tecnologia integrada, mas sim o reconhecimento dos colaboradores como o recurso mais valioso de uma empresa.

Por isso, ao passo que a tecnologia continua a se desenvolver, mais percebemos o valor do capital humano e a necessidade de implementá-la no nosso dia a dia profissional.

A questão mais importante é “como podemos usar a tecnologia a favor das pessoas?”

Uma das maneiras é o People Analytics. Uma das maiores tendências em gestão de alta performance da atualidade.

People Analytics é o “processo de coleta, organização e análise de dados sobre o comportamento dos colaboradores, com o intuito de contribuir para a tomada de decisão estratégica.”

Através dele é possível mensurar comportamentos e desempenhos, entender o que motiva e gerar mais produtividade e felicidade no ambiente de trabalho.

A implementação dessa nova forma de olhar antigas questões através de análise, ajuda a diminuir custo, baixo engajamento e, principalmente, a dificuldade de reter talentos.

Ben Waber, CEO da Humanyze,  diz que quando “ usamos dados para entender os comportamentos dentro do ambiente de trabalho que tornam as pessoas eficientes, felizes, criativas, especialistas, líderes, seguidores, enfim, estamos usando People Analytics.” 

A Análise DISC Profiler é uma das ferramentas mais usadas para análise de perfil e é de grande ajuda, não somente para profissionais de Recursos Humanos, como para qualquer pessoa que tenha que lidar com gestão de pessoas.

Criada por William Moulto Marston, na década de 20, esse modelo é um ótimo exemplo de como a tecnologia aliada à necessidade humana pode gerar resultados surpreendentes.

A palavra Profiler se refere à um software de alta tecnologia com capacidade de mapear os perfis comportamentais e tem por objetivo identificar as forças e talentos dos colaboradores.

Só no processo seletivo há grande economia de tempo e dinheiro. E isso tudo, sem falar nos dados valiosos que serão usados em futuras estratégias.

Grande avanço, não acha?

Analisar as métricas de recursos humanos de uma empresa e tomar decisões com base em dados é um processo que, há 15 anos atrás, custaria muito caro.

Hoje, com a democratização da tecnologia isso se tornou algo que está ao alcance da maioria das empresas e empreendedores.

Claro, é necessário Investir em profissionais qualificados tanto em análise de dados,  quanto em análise de perfis comportamentais, como no caso do DISC Profiler.

De outra maneira, de nada adianta investir em tecnologia.

Mas se até agora o gestor ainda não entendeu que os colaboradores devem vir em primeiro lugar na sua empresa, talvez devesse começar a treinar Paciência porque logo, logo o computador vai ser sua única companhia.

Queremos saber sua opinião! A sua empresa já utiliza e investe em People Analytics? Comenta aqui embaixo!

Liderança sempre vai ser um assunto em Alta no meio empresarial. Existem muitas teorias sobre o que faz um líder ser ótimo. Sabemos que a Inteligência Emocional é parte central de uma boa liderança, mas será que ela sozinha é suficiente?

De acordo com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), não.

Através de uma pesquisa feita com mais de 3.000 executivos, o MIT conseguiu mapear as 4 Capacidades mais comuns em líderes de Alta Performance.

De acordo com Deborah Ancona, diretora do Centro de Liderança do MIT e uma das chefes da pesquisa, o Modelo tenta entender como funciona a mente dos líderes de Alta Performance e nos ajuda a responder perguntas como: 

O que me ajuda a superar as coisas que acontecem comigo? 

Como mudar de padrão e ir em direção a uma liderança mais efetiva?

Quer saber quais são essas Capacidades? Vamos a elas!

1 – Sentido – Capacidade de ver sentido no contexto em você opera. 

É difícil saber para onde ir e o que fazer a não ser que você tenha um bom senso de realidade, na companhia, no país e no MUNDO. 

Como as pessoas enxergam a situação? Quem são os stakeholders?

Tudo isso contribui para você formar uma visão geral do que está acontecendo.

2 – Capacidade de se relacionar – Liderança não é um esporte individual

Uma parte importante da liderança é entender quem são as pessoas que fazem parte do seu time. 

O que é importante para elas? O que pensam e como encaram as situações?

E não é uma via de mão única. É importante ser capaz de comunicar o seu ponto de vista também.

“Um dialogo efetivo entre indivíduos que leva ao compromisso, confiança e motivação depende de um processo recíproco de compreensão enquanto você também compartilha!”

3 – Visão de futuro – Capacidade de imaginar novos cenários

A capacidade de imaginar um futuro diferente do que você está se encaminhando se as coisas permanecerem do jeito que estão.

4 – Inventividade – Capacidade de criar estruturas e Processos

Essa Capacidade muda a maneira com que as pessoas trabalham juntas. Direciona as ações em prol de uma visão de futuro para transformar o produto em algo palpável e leva-lo para a rua (literalmente) . 

Inventividade é a implementação e execução com uma pitada de criatividade.

As capacidades de liderança são aplicáveis em qualquer tipo de organização, tanto em nações desenvolvidas como em desenvolvimento.

É importante falar que as 4 Capacidades tendem a se misturar. É normal transitar entre elas, sendo a Capacidade de relacionamento presente o tempo todo. 

Não se preocupe se você não enxerga todas em você. A grande vantagem do Modelo é dar uma direção para que possamos entender qual característica deve ser mais trabalhada.

Deborah Ancona ainda diz que “o que os os líderes do Futuro devem fazer é abrir mão de modelos ultrapassados e ver o mundo com novos olhos”

Quantas identificou em você?

Conta pra gente aqui nos comentários! Vamos adorar saber!

 

Fonte: https://www.forbes.com/2010/09/07/deborah-ancona-mit-leadership-managing-varghese.html#317c0e9186ce

Treinamento CCR

E lembro bem de quando isso começou. Não sou tão velho assim mas vem do tempo do Fernando Collor e da Ministra Zélia que garfou nossa poupança e conta bancária. Eu já era empreendedor e tinha uma empresa de Comunicação Integrada e Design e me vi às voltas com um monte de clientes cancelando os trabalhos porque ficaram sem grana também, um monte de funcionários que tinha que pagar, contas, contas e mais contas…e me vi pressionado a dar uma solução na situação. Como fazer para sair disso?

E como sou chegado a desafios, fui buscar um “bico” pra fazer um dinheiro a mais e arranjei uma vaga de professor do Curso Técnico de Propaganda no Liceu de Artes e Ofícios, onde fui jogado dentro de uma sala de aula sem experiência nenhuma, de cara pra uma turma de 50 adolescentes que estavam no fundo da sala me encarando.

 

E agora, o que fazer?

 

Então olhei para o quadro negro gigantesco, um monte de bastões de giz coloridos, e não pensei duas vezes: peguei o giz e comecei a desenhar em todo o quadro uma ilustração do Cristo Redentor com a visão do Pão de Açúcar e a baía de Guanabara, ilustração que eu já tinha feito e estava na minha memória. Aos poucos os alunos foram se chegando, um a um, foram me rodeando e perguntando um monte de coisas e num instante tinha conquistado o respeito da turma. Ensinei todo mundo a desenhar. E de lá pra cá treinei mais de 7 turmas em desenho publicitário e muitos estão no mercado até hoje. Logo em seguida a esse início fui chamado para a ETEC, e depois para a Estácio, a Castelo Branco, a Unipli, a Anhanguera…e de lá pra cá tenho treinado e desenvolvido as habilidades e competências de muitas pessoas.

 

Descobri com isso que eu tinha um talento nato para ajudar as pessoas a desenvolverem suas habilidades e competências e acabei buscando, entre outras coisas, o coach, a PNL, a Psicologia Positiva, a Inteligência Emocional, e um monte de outras ferramentas para ajudá-las nesse processo de desenvolvimento.

 

Fundei o INSTITUTO DNA e hoje me sinto realizado por ajudar a muitas pessoas e empresas treinando suas equipes, times, lideranças e seus  gestores a fazerem a diferença.

 

Essa é um pouco da minha história que justifica o nome DNA para uma empresa de treinamentos, workshops, cursos e consultoria comportamental porque treinar Habilidade e Competências está no sangue, tá no DNA.

 

Se quiser conhecer nos siga no @institutodna (Instagram) e nas outras redes. Inscreva-se no nosso canal INSTITUTO DNA RJ (Youtube) e saiba mais como ajudamos pessoas e empresas a performarem com Excelência e a obter resultados superiores em tudo o que fazem.

Ah! E resolvi a questão do “bico”, de conseguir um dinheiro extra e minha empresa cresceu.

Ouço de muitas pessoas sobre a importância de se valorizar, de investir em si mesmo, de buscar crescimento pessoal e profissional, de se capacitar melhor e um montão de outras coisas que fico até impressionado com tamanha maturidade e determinação.
Mas tenho percebido uma distância muito grande entre a fala e a atitude de fazer acontecer.
Todos falam em se aperfeiçoar mas ninguém quer pagar por um curso, um treinamento, um processo de coaching ou mentoria! Acham caro!!!! E querem tudo de graça. Outras vezes não querem abrir mão da praia, do churras, de compromisso que não levarão a pessoa a lugar nenhum e só trarão prazer momentâneo, pontual. É o império do imediatismo. Quero aqui e agora. De graça. E se possível ainda quero receber por isso.
São atitudes mimadas, imaturas e infantis. E por que falo isso? Por que depois ficam reclamando que não tem emprego, que a vida é difícil e injusta. Que não tem oportunidades para eles e enfileiram nas palavras e nos pensamentos um cordel de desculpas esfarrapadas para transferir a responsabilidade de lugar.
 

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